quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
UMA DICA MUITO BOA DO WILLIAN JACOB, DE UM RPELENTE CASEIRO QUE AFASTA OS MOSQUITOS DA DENGUE
REPASSANDO URGENTE (Receita caseira) Basta uma gotinha nos braços e outra nas pernas. ATENÇÃO: FALA-SE QUE NO RIO DE JANEIRO ESTÃO ESPERANDO A MAIOR INCIDÊNCIA DA HISTÓRIA, DE DENGUE ESTE ANO DE 2013. VAMOS FAZER NOSSA PARTE. Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros, como sabem. Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo. Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma e econômico. Em contato com pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheias de picadas. Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo. Já distribuí 500 frascos e continuo. Mas, sou sozinha, trabalhando com recursos próprios, devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger. Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente ( numa emergência ) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente. Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação. Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda ? DENGUE I (Aedes Aegypti): Componentes: - 1/2 litro de álcool; - 1 pacote de cravo da Índia (10 gr); - 1 vidro de óleo de bebê (100 ml). Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias, agitando duas vezes ao dia (manhã e tarde); Depois coloque o óleo corporal (pode tb ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloé vera). Passe só uma gota nos braços e outra nas pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e até dos equipamentos eletrônicos, espanta também as pulgas dos animais. O repelente evita que o mosquito sugue o nosso sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti ! Ioshiko Nobukuni (Sobrevivente da dengue hemorrágica) Uma observação da Nair Adelaide: Aqui em casa sempre temos este preparado. Minha filha usava quando fazia trabalho de campo para o mestrado em Biologia e tinha que passar a noite no mangue. Quando eu faço, coloco bastante cravo para ficar mais forte. Acho que 10 gramas ainda é pouco. O óleo deve ser misturado só depois que os cravos estiverem bem curtidos no álcool e serve para fixar na pele. Usamos quando vamos passear, pescar ou em qualquer outra ocasião em que se faça necessário. Além de eficiente, é muito cheiroso e agradável, o mosquito desaparece.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
sábado, 17 de agosto de 2013
quinta-feira, 15 de agosto de 2013
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Capacitar para Mudar: Projeto do Coren-BA está com inscrições Gratuitas abertas para Palestras
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) vai dar início, já no mês de agosto, ao
Projeto “Capacitar para Mudar”, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a formação dos
profissionais de enfermagem, por meio da realização de eventos que possibilitem o
desenvolvimento profissional.
Projeto “Capacitar para Mudar”, iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a formação dos
profissionais de enfermagem, por meio da realização de eventos que possibilitem o
desenvolvimento profissional.
O projeto foi desenvolvido a partir da preocupação da nova gestão do Coren-BA com a assistência
prestada pelos profissionais de enfermagem à população. Serão oferecidos, gratuitamente, cursos
de atualização, palestras, oficinas, rodas de conversas e seminários. Os interessados deverão
se inscrever por meio do e-mail capacitarparamudar@coren-ba.com.br ou pelo telefone 2104-3861.
prestada pelos profissionais de enfermagem à população. Serão oferecidos, gratuitamente, cursos
de atualização, palestras, oficinas, rodas de conversas e seminários. Os interessados deverão
se inscrever por meio do e-mail capacitarparamudar@coren-ba.com.br ou pelo telefone 2104-3861.
A iniciativa, realizada por meio das Câmaras Técnicas e da Comissão de Ética do Coren-BA, vai
possibilitar ainda a interação entre os profissionais e a divulgação do Código de Ética. A
programação de agosto das palestras, que estão com as inscrições abertas, pode ser consultada abaixo. Lembrando que as vagas são limitadas e que as palestras ocorrerão no auditório da sede do Coren-BA, na Praça Almirante Coelho Neto, nº 2, Barris.
possibilitar ainda a interação entre os profissionais e a divulgação do Código de Ética. A
programação de agosto das palestras, que estão com as inscrições abertas, pode ser consultada abaixo. Lembrando que as vagas são limitadas e que as palestras ocorrerão no auditório da sede do Coren-BA, na Praça Almirante Coelho Neto, nº 2, Barris.
Veja abaixo:
Nota de Esclarecimento sobre o projeto Capacitar para Mudar
Capacitar para Mudar: Projeto do Coren-BA está com inscrições gratuitas abertas para palestras , 5.0 out of 5based on 2 ratings terça-feira, 6 de agosto de 2013
Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE)
Mutirão de Cirurgia Pediátrica será no dia 24 de agosto
A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), como faz todos os anos no país, promoverá no dia 24 de agosto, mais um Mutirão de Cirurgia Pediátrica. Este será o 7º ano que a entidade promove a realização de cirurgias, com o intuito de beneficiar crianças com idade entre 1 e 15 anos e que estão na em fila de espera para procedimentos como: hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, fimose, cistos, hemangioma, freio lingual e outras cirurgias de pequeno e médio porte.
Na Bahia, este ano, participam do mutirão os hospitais Martagão Gesteira e da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, em Salvador; Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, e Hospital Octávio Pedreira, em santo Amaro da Purificação.
Para se inscrever no mutirão, os interessados deverão comparecer aos Ambulatórios de Cirurgia Pediátrica dos hospitais abaixo relacionados, até o dia 21 de agosto, para serem avaliados por um cirurgião pediátrico, nos seguintes dias e horários: Hospital Martagão Gesteira, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h e das 13 às 15h30; Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30; Hospital Estadual da Criança, todas as terças-feiras, das 13 às 16h; Hospital Octávio Pedreira, no ambulatório Regis Pacheco, todas as sextas-feiras das 9 às 11h30 e das 14 às 16h.
/hec/mutirão
Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6174&catid=1&Itemid=14
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
domingo, 4 de agosto de 2013
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
JURAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Juro Solenemente, na presença de Deus:
Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; Respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano; atuar junto á equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais da minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.
Técnico de Enfermagem Não anda...DEAMBULA Não fuxica...faz anamnese Não pensa....realiza raciocínio clínico investigativo Não incha...tem edema Não se apega.....estabelece vínculos Não fica doente...manifesta sinais/sintomas Não fica de ressaca.....apresenta vasodilatação e desidrata por inibir ADH Não pratica atividade física.....favorece retorno ósseo,oxigenação celular,remodelação óssea e resistência cardiovascular Não conversa......estabelece comunicação verbal Não fica gorda.......desenvolve obesidade por dislipidemia Não briga....diverge com fundamentação Não beija.....compartilha microbiota normal da cavidade oral Não impõe.....exerce liderança Não faz sexo....satisfaz necessidade humana básica Não joga fora.....despreza Não usa camisinha....usa método contraceptivo de barreira Não é saudável....mantém homeostasia corporal Não trabalha junto.....trabalha em equipe Não trata...cuida Não gosta do que faz....AMA
quarta-feira, 31 de julho de 2013
quarta-feira, 24 de julho de 2013
segunda-feira, 22 de julho de 2013
e-mergência: Desfrute deste canal com moderação
e-mergência: Desfrute deste canal com moderação: Bom Dia Guerreiros. Buscando formas de melhorar meu conhecimento especifico na área; e não encontrando muitas fontes fiáveis no idioma po...
segunda-feira, 20 de maio de 2013
sexta-feira, 17 de maio de 2013
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Organizando o Kit de Primeiros Socorros
Organizando o Kit de Primeiros Socorros
janeiro 19, 2010
Um item
fundamental em qualquer viagem – de aventura ou não – é o kit de primeiros
socorros. Você pode estar em uma situação corriqueira e por infelicidade do
destino pode se cortar em um caco de vidro perdido, ou pode comer uma verdura
contaminada, ou ser picado por um inseto que você nem sabia que existia e
sofrer um processo alérgico. Para essas situações, um kit de primeiros socorros
bem elaborado pode minimizar em muito o efeito do problema, podendo até salvar
sua vida em determinadas situações.
Conteúdo do Kit de Primeiros Socorros
Então
tirei parte do dia de hoje para organizar o kit de primeiros socorros da Nova
Origem para a viagem. Já temos bastante coisa, mas sei que ainda falta uma
coisa ou outra, então quero compartilhar o que já temos e como estamos
organizando.
Organização
Eu já
tinha um kit de primeiros socorros com algumas coisas bem básicas para
curativos rápidos e alguns poucos remédios e ganhei de presente um outro kit
mais arrumado e mais completo que o primeiro. O que fiz foi tirar tudo de
dentro das bolsas dos dois kits, catalogar o que já temos, organizar as bulas
dos medicamentos e organizar o conteúdo guardado nas bolsas.
Em uma
das bolsas guardei as bandagens e instrumentos; Na outra os medicamentos
propriamente ditos.
Procurei na internet pelas bulas de cada medicamento e coloquei
tudo em uma planilha única, que vou imprimir e levar
junto dos remédios. Fiz isso para ficar mais fácil encontrar o remédio indicado para
a emergência em caso de situação de necessidade. E com essa pesquisa que fiz
pelas bulas, acabei conhecendo melhor cada remédio, suas indicações e
contra-indicações.
Abaixo a
listagem com todos os instrumentos, bandagens e medicamentos que temos até o
momento.
Bandagens
·
Algodão;
·
Compressa de Gaze;
·
Atadura;
·
Band-aid;
·
Esparadrapo;
Instrumentos
·
Tesoura;
·
Pinça pequena;
·
Pinça grande;
·
Termômetro digital;
·
Luvas cirúrgicas;
Medicamentos
·
Hipoglós (assaduras);
·
Pasta D’Água (assaduras e queimaduras);
·
Água Oxigenada 10 volumes (limpeza);
·
Calminex Hot (dores musculares);
·
Fibrase (cicatrização e queimaduras);
·
Berlison (picadas de insetos);
·
Spray anti-séptico (limpeza);
·
Merthiolate (limpeza);
·
Alivium (dores em geral);
·
Nimesulida (anti-inflamatório);
·
Imosec (anti-diarréico);
·
Dorflex (dores em geral);
·
Pantoprazol (anti-ulceroso);
·
Omeprazol (anti-ulceroso);
·
Dramin (enjôo e calmante);
·
Clor-in 1 (desinfetante de água).
Até agora
eu sei que está faltando um anti-histamínico e provavelmente vai aparecer mais
coisa para acrescentar ao kit.
Outra coisa extremamente necessária para se fazer ao viajar, é
conhecer suas alergias e seu tipo sanguíneo.
Anote
essas informações em um papel e ande sempre com ele na carteira e deixe seus
companheiros de viagem cientes dessas informações. Eu, por exemplo, tenho
alergia séria a Merthiolate, que além de piorar o machucado onde eu passar,
ainda faz surgir feridas no meu corpo todo. O Tiago tem inchaço das glândulas
se tomar qualquer remédio que contenha ácido-acetilsalicílico – o analgésico e
anti-inflamatório mais comum que existe. Se em uma situação de emergência, você
não comunica isso a quem estiver te medicando, pode passar por mals bocados.
Se você
tiver dicas de saúde para viagem e comentários de como podemos melhorar nosso
kit, deixe-nos um recado!
sexta-feira, 8 de março de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)